Como prevenir a trombose na perna em viagens longas?
- Karoline Gomes
- 29 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Pessoas que viajam por longos períodos, maiores que 4 horas, seja de avião, carro, ônibus ou trem, podem estar sob o risco de trombose venosa.

A trombose venosa é a formação de um coágulo em uma veia, geralmente localizado nas veias da perna. Esse coágulo pode obstruir a circulação de sangue na perna e causar alguns sintomas, como dor, inchaço e vermelhidão. É uma condição que necessita de diagnóstico e tratamento precoce, pois em alguns casos esse coágulo pode desprender e migrar para o pulmão, quadro conhecido com embolia pulmonar, um quadro grave e com risco de morte.
E qual a relação da trombose com longas viagens? Nessas viagens geralmente ficamos em uma mesma posição, sentado, por longos períodos, fazendo com que o sangue fique mais parado nas veias da perna podendo levar a formação dos coágulos. Além disso, geralmente desidratamos, pois evitamos tomar água para reduzir as idas ao banheiro. Essa soma de fatores pode levar à trombose venosa.
Algumas dicas para prevenir a trombose durante viagens:
Movimentar-se regularmente durante a viagem: levantar e andar, pelo menos a cada 2 horas;
Mudar a posição das pernas regularmente;
Exercitar movimentos de “pisar no acelerador” para contrair a musculatura da panturrilha;
Usar meia elástica;
Hidratar-se durante toda viagem.
Se após realizar uma viagem longa você tiver inchaço em uma das pernas, associado a dor e vermelhidão, procure um médico para ser avaliado. De forma geral o diagnóstico é realizado com ultrassom doppler e o tratamento, na maioria dos casos, pode ser realizado de forma domiciliar com medicações via oral.
Comments