Saiba tudo sobre a Secagem de Vasinhos
- Karoline Gomes
- 15 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A "secagem de vasinhos" ou "aplicação nos vasinhos" são os nomes populares da técnica de escleroterapia. Confira nesse post tudo sobre esse procedimento.
O que são os vasinhos?
As telangiectasias, popularmente conhecidas como ''’vasinhos'', são definidas como vasos cutâneos visíveis e que medem de 0,1 a 1 mm de diâmetro. Estão localizados na camada mais superficial da pele, podendo ter colorações arroxeadas e avermelhadas.
Além da sua coloração, podem ter diversas formas, como lineares, arboriformes, em teia de aranha e em formato de pápulas.

São muito comuns na população de forma geral, em especial nas mulheres, sendo uma das principais queixas encontradas nos consultórios vasculares. Os vasinhos não são somente algo estético que incomoda os pacientes, mas eles são a fase inicial da doença venosa.
Como surgem os vasinhos?
O surgimento dos vasinhos é de causa multifatorial, porém existem alguns fatores de risco que aumentam a chance de você ser afetado.
História familiar: é muito comum parentes próximos também serem afetados pela doença venosa, dessa forma, é observado um padrão de transmissão genética no surgimento dos vasinhos. Se você tem na família parentes que tem esse problema, é provável que você seja suscetível para o desenvolvimento dos vasinhos.
Hormonal: alguns hormônios femininos provocam o relaxamento das veias, causando uma mudança na hemodinâmica local, tornando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de vasinhos. Alterações hormonais, como uso de anticoncepcional, a gestação e terapia de reposição hormonal são alguns exemplos.
Envelhecimento: ao longo do tempo nossas veias sofrem alterações, como a perda da elasticidade, promovendo o desenvolvimento dos vasinhos.
Excesso de peso e sedentarismo: o excesso de peso aumenta a pressão nos vasos sanguíneos nas pernas, favorecendo o surgimento dos vasinhos. Além disso, o sedentarismo, faz com que não fortalecemos a bomba muscular da panturrilha, que é um importante aliado no retorno venoso.
Trabalhar muito tempo em pé ou muito tempo sentado: ficar em pé ou sentado por períodos prolongados faz com que suas veias trabalhem mais para bombear o sangue para o coração, o que pode levar ao aparecimento de vasinhos.
O que é a secagem de vasinhos?
A escleroterapia líquida consiste na injeção de líquidos esclerosantes nos vasinhos, as chamadas telangiectasias, com o objetivo de induzir o fechamento desses vasos.
Quando é indicado o procedimento de secagem de vasinhos?
A escleroterapia líquida é indicada principalmente nas telangiectasias.

Quais são as substâncias utilizadas na secagem de vasinhos?
São utilizados os esclerosantes, substâncias que tem o objetivo de destruir as camadas das veias e induzir o seu fechamento.
Os esclerosantes são classificados em osmóticos (como a glicose), detergentes (como o polidocanol) e químicos. São utilizados diversos tipos, formulações e concentrações.
Existe contraindicação para realizar a secagem de vasinhos?
Não são indicados durante a gestação, pacientes com doenças graves generalizadas, estados infecciosos, trombose recente, alergias ao produto, diabetes descompensado e insuficiência arterial clinicamente significativa nos membros inferiores.
Existe algum risco ao realizar a secagem de vasinhos?
Podem acontecer algumas reações locais após a injeção, como a ardência regional por alguns minutos, tumefações e vermelhidão. Pode ocorrer a pigmentação cutânea local que pode resolver espontaneamente ou com auxílio de medicações tópicas. Outras complicações mais raras podem ocorrer, como enxaqueca, visão turva momentânea, úlceras cutâneas, tromboses e reações alérgicas sistêmicas.
Quais os cuidados após realizar a secagem dos vasinhos?
Durante o tratamento de escleroterapia é recomendado evitar a exposição solar antes e após o procedimento. Logo após a escleroterapia também é recomendado usar a meia de compressão elástica e realizar diariamente a hidratação da pele.
O procedimento de secagem dos vasinhos é realizado no consultório, é indolor e não necessita de repouso. Logo após a sessão, com o uso da meia elástica, você pode retornar a sua rotina normalmente.
Por que realizar a secagem de vasinhos com o cirurgião vascular?
Como vimos, os vasinhos são uma fase inicial da doença venosa ou podem ser a ponta do iceberg de um problema mais complexo. O cirurgião vascular possui uma formação voltada para o estudo da nossa circulação, sendo o profissional mais capacitado para realizar o diagnóstico, realizar os exames complementares necessários e desenvolver o melhor plano de tratamento para você.
É muito comum recebermos no consultório pacientes que realizaram procedimentos com outros profissionais não vasculares e não obtiveram os resultados esperados. Existem várias técnicas, porém, para obter um bom resultado, é preciso que seja bem indicada.
Comments